Dicas de segurança de E-mail
Uma das questões mais importantes e desafiadoras na Internet é o uso consciente e correto do e-mail, já que parte significativa do tráfego mundial de dados pela Internet, é gerado pelo envio e recebimento de mensagens eletrônicas.
As questões mais críticas relacionadas ao e-mail, são:
- SPAM – As pesquisas mais recentes apontam que atualmente mais de 90% do volume de e-mails circulando na rede seja spam (mensagens indesejadas). Existem diversas regulações e legislações a respeito do assunto, sendo a mais importante a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
- E-mail em massa – Muitas vezes confundido com SPAM, este tipo caracteriza-se pelo envio de grandes volumes de mensagens, normalmente com o mesmo conteúdo. Exemplo de envios em massa, são newsletters. O grande problema deste tipo de envio, é a maneira que é feito: Muitas vezes envias-se uma mensagem endereçada para múltiplos destinatários, acarretando vários problemas. A maneira correta de enviar e-mails em massa é através de ferramentas apropriadas, como o MailChimp.
- Senhas fracas (12345, admin, teste, qwerty). Uma recente pesquisa apontou dados alarmantes, entre eles, que a senha mais usada no mundo, é 123456. Uma conta que use uma senha como esta, é invadida sem trabalho algum.
- Senhas consideradas “fortes”, devem ter pelo menos 816caracteres, combinando letras, números e caracteres especiais (@#$%&*{}). Lembrando que o sistema é case sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas e minúsculas.
- Evite usar a mesma senha para várias contas ou para diversos fins (e-mail, cPanel, login no sistema operacional, etc). Se o invasor conseguir acesso a senha em uma condição como esta, conseguirá produzir um estrago muito maior. Alterar com certa periodicidade senhas mais importantes, como por exemplo, do cPanel, é recomendável.
- Recomenda-se sempre ter uma conta de e-mail para casos em que não tem a certeza de que o conteúdo que trafegará por ela é seguro ou se a mesma pode ser usada para fins menos “honestos”, como por exemplo, receber SPAM. A conta de e-mail que usa com mais frequência, só deve ser fornecida para pessoas / empresas as quais você tem certeza que a usarão com correção e ética.